segunda-feira, 22 de agosto de 2011

II ENCONTRO DE COORDENADORES E LIDERANÇAS 2011

 Bispo e coordenadores dos MECEs Paroquiais - 21/08/11


Com a temática  A Eucaristia gera: conversão, testemunho e missão o bispo diocesano D. Gilberto Pastana assessorou a CDMECE no encontro com os coordenadores e lideranças do ministério extraordinário da Sagrada Comunhão eucarística das paróquias. Este encontro aconteceu dia 21/08/11 (domingo), na sede CASF, e contou com a representação de 24 paróquias e a presença do Frei Domingos da paróquia São Francisco de Assis Imperatriz.
Usando como base as DGAE 2011 – 2015 (doc. 94 CNBB) o bispo, mostrou que toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta pata Ele e para o Reino do Pai. Fundamentado em (Mc 8,27-29) “Conceituou” que Jesus Cristo é nossa razão de ser, origem de nosso agir, motivo de nosso pensar e sentir. O discípulo missionário, ao contemplar Jesus Cristo descobre o Verbo que arma sua tenda entre nós, se preocupa com as ovelhas que não fazem parte do rebanho (Jo 10,16), mesmo que seja uma única ovelha perdida, sofrida (Lc 15,4-7).
A Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini foi outro subsídio utilizado pelo bispo, para dizer com clareza, que Deus nos fala, comunica-se conosco por meio de sua Palavra que é Jesus Cristo, Verbo feito carne.

Falando sobre as atitudes de Jesus, destacou a alteridade e gratuidade que são, portanto, modos de compreender o que há de mais decisivo em Jesus Cristo. São como expressões do Amor, são fontes de paz, reconciliação e fraternidade.

A alteridade é o reconhecimento de que o outro é diferente de mim e esta diferença nos distingue, mais não nos afasta.

Gratuidade significa amar, em Jesus Cristo, o irmão e a irmã, respondendo, através de atitudes fraternas e solidárias, sem nada esperar em troca, isto é: cortar a raiz mais profunda da violência, da exclusão, da exploração e de toda discórdia.

Falando das marcas de nosso tempo, recordou a Conferência de Aparecida onde indica que vivemos um tempo de transformações profundas que atingem todos os setores da vida humana, de modo, que já não vivemos uma “época de mudanças, mais uma mudança de época”. A saber, o que antes era certeza e servia como referência para viver, tem-se agora mostrado insuficiente para responder a situações novas, “deixando as pessoas estressadas ou desnorteadas”. (agudo relativismo)

O bispo concluiu o seu momento formativo, identificando as urgências na ação evangelizadora que evidencia cinco propostas.
1-      Igreja em estado permanente de missão;
2-      Casa da iniciação Cristã;
3-      Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;
4-      Comunidade de comunidades;
5-      Serviço da vida plena para todos.

“Quando a realidade se transforma, devem igualmente se transformar os caminhos pelos quais passa a ação evangelizadora”. Instrumentos e métodos que deram certo no passado podem hoje não transmitir e sustentar a fé. “As mudanças de época atingem os próprios critérios de compreender a vida... inclusive a própria maneira de entender Deus” (n. 25).


Sales Queiroz
Coordenador CDMECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário